08 fevereiro, 2020

Dicas da PM contra golpes pela internet e também por celulares

Os golpes mais comuns são: golpe no Whatsapp, golpe do motoboy, golpe no Facebook, falsos boletos bancários, falsos sorteios, falsas premiações, falsas doações, etc...


Witian Blog
Adote medidas de AUTOPROTEÇÃO para não ser enganado.
Não compre mercadorias a preços de ocasião, oferecidas na rua. Geralmente, são imitações, falsificações ou mercadorias roubadas, ou bens que podem mesmo não existir.
Quem adquire produto furtado comete o crime de receptação;
Não acredite em anúncios de jornal que vendem consórcios sorteados de veículos. Os golpistas pedem seus documentos pessoais, cobram uma taxa antecipadamente e desaparecem;
Leia por inteiro, sempre, qualquer contrato ou termo que você for assinar;
A Polícia Militar orienta a toda comunidade para que tenham cuidado com mensagens e ligações recebidas em aparelhos celulares em nome de empresas como Magazine Luiza, Rede Globo, SBT, dentre outros, com promoções prometendo prêmios e benefícios em troca de depósitos bancários, recarga em celulares, etc. Muitos desses contatos representam tentativa de golpe, e, às vezes, na ilusão de receber prêmios e dinheiro, as pessoas acabam sendo lesadas.
Nunca repasse dados pessoais através de telefonemas e desconfie de prêmios de promoções, das quais você, sequer participa!

Confira os principais tipos de golpes:

Códigos de barra de títulos de cobrança podem ser adulterados. O nome da empresa confunde as vítimas que acreditam se tratar de uma cobrança obrigatória. Fique atento e em caso de dúvidas, entre em contato com sua agência bancária. Antes de pagar um boleto, verifique o nome do beneficiário.
Ao acessar o site do seu banco verifique a veracidade do mesmo. Sites confiáveis possuem o desenho de um cadeado na barra de endereço do site.
Agências bancárias e operadoras de cartão não recolhem cartões destruídos em sua residência. Se alguém ou alguma empresa se oferecer para isso, cuidado, pode ser um golpe.
Golpistas se passam por funcionários de operadoras de cartão e alegam que seu cartão foi clonado e realizadas compras no mesmo. Eles dizem que o cartão será bloqueado e que irão busca-lo em sua residência. Cuidado! Isto é golpe!
Sua conta do WhatsApp pode ser clonada por criminosos para roubar dinheiro de amigos e parentes. Um golpe divulgado recentemente conta com a ajuda de funcionários de operadoras, que transferem seu número de celular para outro chip e permitem que o aplicativo de mensagens seja ativado em outro aparelho. De posse da sua conta, criminosos se passam por você para pedir dinheiro a contatos próximos.
Liberação de crédito para pessoas negativadas pode ser golpe. A vítima é orientada a depositar um determinado valor em uma conta bancária a título de comissão ou taxa de crédito, por exemplo.
FIQUE ATENTO! VOCÊ NUNCA PRECISARÁ REALIZAR NENHUM DEPOSITO PREVIO PARA RECEBER UM EMPRESTIMO OU FAZER FINANCIAMENTOS.
Não forneça nomes ao receber uma ligação de falso sequestro. Se acontecer, peça ajuda a uma terceira pessoa na tentativa de localizar a possível vítima e acione imediatamente a Polícia Militar.
Se não for de sua confiança, não contrate serviços automotivos por telefone. O golpe começa quando é solicitado um valor para pagamento de reparos feitos em um veículo de um membro da família. Outra modalidade deste golpe, é quando seu veículo apresenta problemas em via pública e desconhecidos oferecem ajuda.
Liberação de prêmios ou de sorteios de maneira fácil podem ser golpes. Desconfie sempre de mensagens sobre concursos e sorteios. Na dúvida, entre em contato com sua agência.
Não contrate planos bancários por telefone. Caso você receba uma proposta, certifique-se antes na sua agência e não efetue nenhum tipo de depósito bancário.
Faça suas doações de maneira segura. Nunca deposite valores em contas bancárias desconhecidas. Procure saber se a instituição existe. Entenda os riscos e previna-se dos golpes.
DENUNCIE!
Disque Denúncia 181 e Emergencial 190
A Polícia Militar conta com o apoio de toda a população na denúncia de crimes e repasse de informações que possam auxiliar a Polícia Militar na prevenção e combate a delitos.
O Disque Denúncia 181 é um serviço destinado ao recebimento de informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e qualquer tipo de informações que possam auxiliar o trabalho policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário