01 fevereiro, 2011

O trânsito brasileiro está matando mais que os homicídios, bebida e imprudência são os principais vilões!

Está preocupante o alto número de acidentes de trânsito com vítimas fatais. Os números mostram que o trânsito mata mais que os homicídios.

acidente de automovel - carro - transitoacidente de automovel - carro - transito

No estado do Rio Grande do Sul o número de mortos no trânsito em 2010 foi 15% maior do que no mesmo período do ano anterior.

Segundo estudos estatísticos, os acidentes de trânsito matam 1.2 milhões e ferem cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo por ano, que é o que é superior a população do Chipre e da África do Sul respectivamente.

ÁLCOOL E VOLANTE
Não se deve dirigir veículos ou operar máquinas em estado de embriaguez, pois o consumo de álcool afeta os reflexos e a capacidade de discernimento das pessoas.
Dirigir bêbado é proibido em quase todos os países do mundo.
Em alguns lugares, até andar de bicicleta bêbado também é ilegal.

acidente cabrais 4acidente motoacidente transitoacidente-1AcidenteGPSfoto-acidente

”LEI SECA” : Em 19 de junho de 2008 foi aprovada a Lei 11.705, modificando o Código de Trânsito Brasileiro. Apelidada de "lei seca", proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.
Apesar de não ser permitida nenhuma concentração de álcool, existem valores fixos, prevendo casos excepcionais, tais como medicamentos à base de álcool e erro do aparelho que faz o teste. A concentração permitida no Brasil é de 0,2 g de álcool por litro de sangue, ou, 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro.
Atualmente, a falta de fiscalização intensiva faz com que a lei seca não seja respeitada por muitos motoristas.